Bem - Vindo

Bem Vindo a todos!

O Blog está bastante simplificado para melhor visualização dos leitores.

Todos as Matérias estão na aba à direita -Conteúdo-.

Temos todas as Noticias das maiores empresas da internet Google, Microsoft e Apple em News Vivendo e Aprendendo

Para os leitores que querem ouvir algo enquanto visualizam o blog clique em Musica ? e escolham o artista favorito.

Além da Nossa enquete super acerrada.

Espero Ter Ajudado!
Obrigado!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dac Geografia-Alfred Wegener

Alfred Wegener
Meteoroligista alemão e autor da teoria “deriva continental”, nasceu em 1° de novembro de 1880, na cidade de Berlim, e faleceu em 2 de novembro de 1930, na Groelândia.

Formou-se em astronomia , alcançando o título de doutor em 1904, na Universidade de Berlim, despertando grande interesse pela geofísica, meteorologia,climatologia.Casou-se com a filha de Wladimir Köppen, um famoso meteorologista da época.
Alfred Wegener foi o primeiro a utilizar um balão para investigações meteorológicas no estudo das massas de ar. Em 1906, viajou em expedição à Groelândia para estudos sobre as massas de ar polar.
Regressou e tornou-se tutor da Universidade de Marburg. Em 1910, percebeu a semelhança nos contornos dos continentes, como se as regiões do planeta Terra formassem um quebra-cabeça de um único continente, e propôs a ideia da teoria da Pangeia, uma terra total que teria se repartido no decorrer de milhões de anos e gerado os atuais continentes do planeta.
Em 1912, foi recrutado pelo exército alemão, depois de ferido recebeu dispensa, e passou a trabalhar no setor meteorológico do exército alemão. Depois da Primeira Guerra, retornou a Marburg. Em 1924, tornou-se professor de meteorologia e geofísica da Universidade de Graz. Faleceu de hipotermia ao levar socorro a um grupo de amigos na Groelândia.

Geografia-Meteorologia

meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo. Os estudos no campo da meteorologia foram iniciados há mais de dois milênios, mas apenas a partir do século XVII a meteorologia progrediu significativamente. No século seguinte, o desenvolvimento da meteorologia ganhou um ímpeto ainda mais significativo com o desenvolvimento de redes de intercâmbio de dados em vários países. Com a maior eficiência na observação da atmosfera e uma mais rápida troca de dados meteorológicos, as primeirasprevisões numéricas do tempo tornaram-se possíveis com o desenvolvimento de modelos meteorológicos no início do século XX. A invenção do computador da Internet tornou mais rápido e mais eficaz o processamento e o intercâmbio de dados meteorológicos, proporcionando assim um maior entendimento dos eventos meteorológicos e suas variáveis e, conseqüentemente, tornou possível uma maior precisão na previsão do tempo.
O foco de estudo da meteorologia é a investigação dos fenômenos observáveis relacionados com a atmosfera. Os eventos atmosféricos que são observáveis somente em um amplo período de tempo são o foco de estudo da climatologia. Os fenômenos meteorológicos estão relacionados com variáveis que existem na atmosfera, que são principalmente a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade do ar, suas relações e as suas variações com o passar do tempo. A maior parte dos eventos meteorológicos ocorre na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera terrestre, e podem afetar o planeta Terra como um todo ou afetar apenas uma pequena região, e para isso a meteorologia é subdividida para melhor estudar os eventos meteorológicos em escala global, ou eventos estritamente locais.

História-Sérgio F. P. Fleury

Fleury nascido em 19 de maio de 1933 em Niterói, ficou nacionalmente conhecido por ser rígido em seu regime como delegado do DOPS, o maior perseguidor dos opositores.
Algumas das vitimas eram torturadas de modo intenso e forte, algumas vitimas não resistiam e morriam, as que eram mais fortes ou que desabafavam e entregavam seus parceiros, eram presos, ou se esperavam a recuperação da vitima para poder tirar mais informações até que enfim a morte chegasse.
Ele foi responsável pela captura e aprisionamento de alguns dos principais militantes de esquerda da luta armada da época.
Morreu em Ilha Bela 1 de maio de 1979 "Afogado" em uma praia, o estranho é que ele estava quase fora do DOPS e sabia de muitas coisas que não só ele fez quanto também presenciou. Possível vitima de assassinato?



   Wiki
Participou da prisão dos estudantes da UNE (Congresso de Ibiúna1968); foi acusado de determinar o extermínio de militantes em São Paulo (1968-1969); chefiou a captura, seguida da troca de tiros que matou Carlos Marighella (1969) e de buscas visando a prender diversos opositores ao regime ditatorial militar ligados a este último (1971). 


Filosofia-Marilena Chaui




Histórico Acadêmico

  • 1987 Pós-doutorado pela BNP - Bibliotèque Nationale de Paris
  • 1986 Professor Titular pela Universidade de São Paulo na disciplina de História da Filosofia Moderna
  • 1977 Livre-docência em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Título do trabalho: A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade
  • 1971 Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientação: Profa Dra Gilda Rocha de Mello e Souza
    Título do trabalho: Introdução à leitura de Espinosa
  • 1967 Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientação: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior
    Título do trabalho: Merleau-Ponty e a crítica do humanismo
  • 1965 Licenciatura pela Universidade de São Paulo
  • 1965 Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo

Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes” (Marilena Chaui).







    Portugues-Romance de Trinta (30)





    Tem como função do predomínio da temática rural, se generalizou também o conceito de romance regionalista para indicar os relatos da época, apesar de alguns romances urbanos fazerem parte do mesmo período.
    A década foi marcada também por um impressionante florescimento de estudos sobre a sociedade brasileira.

    Características adotadas por Autores da época:
    • a verossimilhança;
    • o retrato direto da realidade em seus elementos históricos e sociais;
    • a linearidade narrativa;
    • a tipificação social (indivíduos que representam classes sociais);
    • construção ficcional de um mundo que deve dar a idéia de abrangência e totalidade.
    Alguns romances da época:
    • 1928: A Bagaceira, de José Américo de Almeida
    • 1930: O Quinze, de Rachel de Queiroz
    • 1934: São Bernardo, de Graciliano Ramos
    • 1938: Vidas Secas, de Graciliano Ramos

    segunda-feira, 14 de novembro de 2011

    Inglês - Steve Jobs

    Steven Jobs was born in 1955 in California. He got a job at Hewlett-Packard in the early 70's. It was there that he met Steve Wozniak, a "brain" of computer science at the time.

    Together they began to develop the Apple I. Apple to begin in 1976, Jobs and Wozniak sold two of its most precious possessions: a Volkswagen minibus Jobs and Wozniak HP scientific calculator.

    The first revolution was to reduce the size of computers. The Apple I was extremely well received by his new concept.

    In three years, Jobs managed to contact, trust, brought experienced people from other companies to the board of Apple and got an increase of 700%. The company's stock began to be valued and new projects were started.

    In 1986, a new revolution. Apple announces the Macintosh, the first computer with a graphical interface.

    Inside the Apple, Jobs was gradually away from the company's decisions. Feeling that he could not run anything at Apple, Jobs sold his share of the business, bristle grossed $ 20 million and decided to open a new company, NextStep.

    First, focused on hardware, but then turned his attention to software and with the success of their systems, received a bid for NextStep from Apple. In 1996, Jobs was able to return to the top of the company two years later.

    Since then, Apple products are marked by innovative designs. Apple has recently turned his attention to digital applications. Then came the iPod, portable music player, iTunes, media player and manager iPods, and online store to purchase MP3, iTunes Store.

    On October 5, 2011 is announced the death of Jobs due to one who was fighting cancer since 2004.

    Check out the speech given by Steve Jobs at Stanford University in 2005, commenting on cancer for the first time in public, said: "Nobody wants to die. But death is the destination we all share. No one has ever escaped it. "

    http://youtu.be/JdmJEwO5qiE



    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/steve-jobs/12755-a-trajetoria-de-steve-jobs.htm

    Matemática - Johann Carl Friedrich Gauss

    Gauss nasceu a 30 de Abril de 1777 em Brunswick, Alemanha, no seio de uma família pobre, sendo filho de Gerhard Diederich e Dorothea Benz. O pai, Gerhard, jardineiro e pedreiro de profissão, era um homem honesto, mas queria impedir o jovem Gauss de seguir estudos dignos das suas capacidades. Por outro lado, a mãe Dorothea, uma mulher perspicaz, impôs-se contra o marido e permitiu que Gauss continuasse os seus estudos. Foi o irmão de Dorothea, Friedrich, que viu desde cedo as enormes capacidades do pequeno Gauss e o estimulou para que desenvolvesse o raciocínio lógico enquanto criança.
    Entrou para a escola primária aos 7 anos. Três anos depois brilhou, quando o professor pediu à turma que somasse todos os números de 1 até 100. Gauss rapidamente observou uma série aritmética, e concluiu que o resultado era a soma de 50 pares de números que somam 101. Com este feito conquistou a simpatia do professor, e este apresentou-o ao jovem professor Bartels. Posteriormente ambos ajudaram Gauss a ingressar na escola secundária em 1788.
    Bartels e Gauss tornaram-se amigos e trabalharam juntos. Bartels, reconhecendo o génio de Gauss, apresentou-o ao Duque de Brunswick, que ficou impressionado com o jovem e o colocou sob sua protecção, pagando-lhe os estudos até ao final da sua educação.
    Em 1792, com 15 anos, ingressou no Collegium Carolinum , e 3 anos mais tarde frequentou a Universidade de Göttingen . Apesar de já ter descoberto oteorema binomial, a lei da reciprocidade quadrática, e os mínimosquadrados, estava indeciso entre as carreiras de filologia e matemática. Foi a importante descoberta de como construir um polígono regular de 17 lados com régua e compasso que o fez, finalmente, decidir-se pela matemática. Após 3 anos extremamente prolíferos na universidade, altura em que começou a redigir um diário científico, doutorou-se em 1799 pela universidade de Helmstedt com uma dissertação, na qual demonstrou o teorema fundamental da Álgebra (para o qual haveria de fazer 4 provas distintas).
    Como continuava sob protecção do Duque, Gauss não necessitava de obter rendimentos e pôde dedicar-se completamente à investigação. Publicou, em 1801, a sua obra-prima em teoria dos números, "Disquisitiones Arithmeticae", onde, entre outras coisas, introduziu a noção de congruência, e publicou a prova da lei da reciprocidade quadrática.
    Também dedicou parte considerável da sua carreira à astronomia. Em particular, fez excelentes previsões da Órbita de Ceres, com recurso ao método dos Mínimos Quadrados, e publicou um tratado de dois volumes dedicado à determinação de órbitas de planetas. Após a morte do seu protector, Bartels, em 1805, teve de trabalhar para sustentar a família, conseguindo um lugar como director do observatório de Göttingen, através de amigos influentes.
    A obra de Gauss é muito extensa e diversa. Alguns dos seus importantes contributos, além dos já mencionados, estão relacionados com: geodésicas, teoria das superfícies, transformações conformes, electromagnetismo, teoria da atracção Newtoniana, geometria diferencial e geometria de funções de variável complexa.
    Gauss era conhecido por ser frio e severo nas suas relações sociais. Tinha o hábito de trabalhar sozinho, sendo criticado por não se preocupar com a divulgação dos seus trabalhos. Publicava apenas aquilo que considerava estar acima de qualquer crítica e, no seu diário científico foram encontradas descobertas não publicadas que antecipavam resultados descobertos 50 anos depois.
    Possuía uma rara abertura de espírito no que diz respeito ao papel das mulheres no mundo científico. Saliente-se que fez grandes desenvolvimentos científicos por correspondência com Sophie Germain. Com receio de ser discriminada Sophie fez-se passar por um homem, mas teve de revelar a sua identidade para intervir a favor de Gauss aquando da invasão de Hanover pelos Franceses. Gauss espantou-a quando lhe escreveu uma carta de agradecimento onde também demonstrava toda a sua admiração pelo trabalho dela e pela coragem que tinha tido em seguir um caminho que naquela altura era totalmente dominado pelos homens.
    Aos 28 anos de idade, casou com Johanne Osthoff e tiveram um casamento feliz. No entanto, Johanne morreu ao dar à luz o seu terceiro filho, em 1809. Preocupado com a educação dos filhos, Gauss casou um ano depois com a melhor amiga de Johanne, Minna, e teve mais três filhos. O casamento dura até 1831, altura em que a sua esposa faleceu, vítima de doença.
    No dia 23 de Fevereiro de 1855, aos 78 anos de idade, Gauss morre durante o sono, vítima de uma doença prolongada. Deixou-nos como recordação o seu trabalho imenso que viverá para sempre na matemática, fruto do mais extraordinário espírito matemático de todos os tempos.

    "A Matemática é a rainha das ciências, e a Teoria dos Números é a rainha da Matemática". (Gauss)

    Química - Kekulé

    Kekulé foi aclamado, na sua época, como um dos melhores professores de Química do mundo. Porém, atualmente, ele é mais reconhecido por suas explicações sobre como os átomos se ligam, pela noção de valência e, principalmente, por ter resolvido um dos problemas teóricos que mais desafiaram os cientistas, em meados do século passado: a estrutura do benzeno

    Em 1865, ele propôs uma fórmula estrutural para o benzeno, o que foi conseguido através de um sonho, depois de muito tempo estudando o assunto

    o texto a seguir foi retirado de um discurso feito por Kekulé feito em berlim comemorando o 25º aniversário do anúncio da fórmula do benzeno:

    "Vocês estão celebrando o jubileu da teoria do benzeno. Eu devo, antes de tudo, falar-lhes que, para mim, a teoria do benzeno foi somente uma conseqüência, e uma conseqüência muito óbvia das idéias que eu formava sobre as valências dos átomos e da natureza de suas ligações; as idéias, portanto, as quais nós hoje chamamos de teoria da valência e estrutural. O que mais eu poderia ter feito com as valências não utilizadas? Durante minha estada em Londres, eu residi em Clapham Road... Freqüentemente, no entanto, passava as noites com meu amigo Hugo Mueller... Nós conversávamos sobre muitas coisas, mas, com mais freqüência, de nossa amada química. Em um agradável anoitecer de verão, estava retornando no último ônibus, sentado do lado de fora, como de costume, trafegando pelas ruas desertas da cidade... Eu caí em devaneio, e vejam só, os átomos estavam saltando diante dos meus olhos! Até agora, sempre que esses seres diminutos haviam aparecido para mim, estavam sempre em movimento; mas até aquele momento eu não fora capaz de perceber a natureza de seus movimentos. Agora, entretanto, eu via como, freqüentemente, dois átomos menores uniam-se para formar um par; como um maior abraçava os outros dois menores; como outros ainda maiores retinham três ou mesmo quatro dos menores; enquanto o conjunto mantinha-se girando em uma dança vertiginosa. Vi como os maiores formavam uma cadeia, arrastando os menores atrás de si, mas somente nos finais da cadeia... O grito do motorista: “Clapham Road” acordou-me do sonho; mas passei uma parte da noite colocando no papel pelo menos o esboço dessas formas de sonho. Essa foi a origem da “teoria estrutural” (discurso de Kekule,1890)

             

    Ed. Física - Junior dos Santos

            Junior dos Santos Almeida, mais conhecido como Junior “Cigano”, ou também Junior “Cigano” dos Santos, é um lutador brasileiro de MMA atual campeão da categoria peso pesado do UFC em 2011.
           
                                                             Carreira no MMA

              Atual campeão dos pesados ao derrotar o ex-campeão Cain Velasquez com apenas 1m no UFC on Fox: Velasquez vs. Dos Santos. Junior dos Santos era em grande parte desconhecido no MMA, até estrear no UFC 90,quando derrotou o brasileiro Fabrício Werdum, com um uppercut(gancho) devastador.


                                                       Cinturão dos pesados do UFC

               Com apenas 5 anos no octógono, "Cigano" consagrou-se campeão dos peso-pesados do UFC nocauteando Cain Velasquez após um minuto e quatro segundos do 1º round em uma luta histórica no UFC, que pela primeira vez foi transmitido pela TV aberta, tanto nos EUA (Fox) quanto no Brasil (Globo). Júnior dos Santos foi o segundo brasileiro a conseguir o cinturão dos pesados, porém foi o primeiro a consagrar-se campeão absoluto da categoria. Ao ser apresentado, Júnior foi muito vaiado, mas manteve a expressão séria. O mexicano-americano, por sua vez, se mostrava tenso, mas concentrado e preparado para a batalha. Durante a luta, "Cigano" tomou o centro do octógono e dominava a luta até acertar um "cruzado" de direita que derrubou o rival, que foi castigado e perdeu o cinturão. Foi a primeira derrota da carreira de Velasquez.


                                                                   Estilo

    Cigano é um praticante de Jiu-Jitsu, e atualmente é faixa preta. Cigano treina seu Jiu-Jitsu com Yuri Carlton, Minotauro e Demian Maia. Ele é um campeão peso-pesado brasileiro de kickboxing. Treina boxe com o baiano Luiz Dórea. Treinador da seleção brasileira de boxe e responsável por transformar Acelino Popó Freitas num campeão mundial.


                                                                        Titulos UFC


    Cinturão da categoria peso pesado UFC (2011).
    Vencedor do Nocaute da Noite (3 vezes)FIGHT! Magazine
    Virada do Ano vs. Fabricio Werdum (2008)



                                          

    domingo, 13 de novembro de 2011

    Física - Marie Curie

       Maria Skłodowska Curie nasceu na Polónia, em Varsóvia a 7 de Novembro de 1867. Quando era uma jovem estudante envolveu-se numa organização de estudantes que queria transformar a ciência e por isso achou melhor fugir de Varsóvia, dominada pela Rússia,e após isso mudou-se para Paris onde concluiu seus estudos.          

          Quando, em 1896, Henri Becquerel descobriu a radioatividade do urânio, Marie interessou-se em investigar melhor as propriedades de materiais radioativos. Utilizando o eletrômetro,Marie descobriu que a radioatividade se devia às propriedades intrínsecas do elemento urânio.
          
          Por essas contribuições Marrie foi o único cientista que já recebeu dois premios nobel científicos,um de física em 1903 e outro de química em 1911. Na primeira guerra mundial marrie propos a radiografia movel para tratamento de soldados feridos o que foi recebido com entusiasmo

    Dac de Portugês - Exemplos de textos

    Tirado da atividade de dac de português dia 07/11/11

    "Que futuro te´ra os 16 milhões de brasileiros que são analfabetos? Provavelmente essas pessoas terão um futuro muito difícil,tendo em vista que hoje em dia para ter uma vida boa é preciso um bom emprego,para ter um bom emprego,é preciso de estudo e qualificação,o que esses indivíduos não terão"

    domingo, 6 de novembro de 2011

    Sociologia-Mornaquia Espanhola

    Considera-se geralmente que a Monarquia Espanhola nasce com a união dinástica dos reinos peninsulares por Fernando II de Aragão e Isabel de Castela, que reinaram juntos como Rei de Aragão e consorte de Castela e Rainha de Castela e consorte de Aragão respectivamente e chamados Reis Católicos (Catholicos reges, et principes) pelo papado desde 4 de Maio de 1493 em razão da reconquista da península aos mouros e pelo projecto evangelizador do Novo Mundo.
    Joana, a Louca, filha de ambos, casada com Filipe, o Belo, herdou a Coroa de Castela ao morrer a Rainha Isabel, embora não a de Aragão por pertencer a Fernando. O neto dos Reis Católicos, e filho de Joana, Carlos I, consolidou a união de ambas as Coroas na sua pessoa, sendo chamado Hispaniarum Rex Catholicus (Rei Católico das Espanhas) pelo Papa Leão X na bula de 1 de Abril de 1516.
    Filipe II foi conhecido desde o seu nascimento como Príncipe das Astúrias, acedendo ao trono por abdicação de seu pai, e usando em documentos e moedas a fórmula abreviada de Hispaniarum et Indiarum Rex (rei das Espanhas e das Índias) [1], e após a Crise de sucessão de 1580 adquiriu também a titularidade da Coroa portuguesa, com o nome de "Filipe I". Os primeiros monarcas respeitaram a cronologia castelhana. Deste modo, a Filipe II chamou-se Filipe, o Belo, que reinou como Filipe I de Castela.
    Em 1833 com a questão dinástica sucederam-se três guerras civis em Espanha que duraram todo o século XIX, onde os Constitucionais opunham o seu ideário de "igualitarismo" contra os "fueros" dos carlistas. A questão dinástica tinha-se resolvido com base na pragmática sanção que realizou Fernando VII pressionado pelo Partido Liberal contra a aplicação de leis do Antigo Regime dos Bourbon, a lei sálica que apenas permitia que reinassem os varões. O pretendente a uma monarquia absolutista, o Infante Carlos María Isidro, irmão do rei Fernando VII, foi excluído em favor da sua sobrinha Isabel, Princesa das Astúrias, filha do rei, que foi proclamada rainha constitucional com apenas quatro anos de idade. Assim sendo, a partir desse reinado a monarquia espanhola já não perderia a sua característica Constitucional.

    Quimica-Robert Boyle

    Boyle, químico e físico de origem anglo-irlandesa, nasceu em Lismore Castle em Munster, Irelanda, a 25 de Janeiro de 1627, e morreu a 30 de Dezembro de 1691, em Londres. Boyle é por vezes chamado de "Pai da Química moderna".


    Em 1641 foi a Florença onde estudou cuidadosamente as obras de Galileu, que o orientaram no sentido da filosofia mecanicista. Foi um dos primeiros investigadores que tentaram dar forma científica ao atomismo dos Antigos, opondo-se à teoria dos quatro elementos de Aristóteles e às teorias de Paracelsus.


    Com a obra The Sceptical Chemist abriu uma nova era na história da Química, predefinindo, ainda de modo algo vago, os modernos conceitos de "átomo" e de "molécula".


    Boyle é considerado o fundador da análise química devido aos seus estudos sobre a composição dos corpos. A sua atitude céptica não conseguiu, porém, impedi-lo de se dedicar apaixonadamente à alquimia.


    Estendeu as suas pesquisas à hidrostática, ao som, aos fenómenos da respiração, tendo construído com o auxílio de Hooke uma máquina pneumática, semelhante à de Von Guericke, com a qual efectuou numerosas experiências sobre a pressão do gás. Verificou que a pressão varia inversamente com o volume (lei de Boyle-Mariotte).